Biografia - Elphinstone, Sir Howard

n: 4 de Março de 1773    m: 28 de Abril de 1846

Sexto filho de  John Elphinstone, vice-almirante  e tenente-general ao serviço da Rússia, entrou para o exército britânico em 1793 como segundo-tenente do Corpo de Engenheiros, tendo participado na conquista da colónia holandesa do cabo da Boa Esperança. Promovido a primeiro tenente em 1796, foi enviado para a Índia, tendo chegado ao posto de capitão tenente em 1800. Fez a campanha do Egipto de 1801, acompanhando as tropas idas da Índia, como comandante da engenharia.
Em 1806, participou na missão de Lord Rosslyn a Portugal, sendo já capitão, e no fim desse mesmo ano participou na expedição do general Whitelocke à América do Sul, novamente como comandante da engenharia.  Em 1808, acompanhou Wellington à Península na mesma capacidade, tendo sido gravemente ferido no combate da Roliça.

Com a promoção a Major em 1812, a sua convalescença em Inglaterra acabou, tendo sido enviado novamente para a Península. Não acompanhou o exército na campanha de 1813 em Espanha, devido à presença de Richard Fletcher, no quartel-general de Wellington, enquanto comandante da Engenharia. Com a morte deste último no cerco de San Sebastien, Elphinstone, tenente-coronel desde Julho de 1813, foi chamado ao exército, tendo dirigido a passagem do rio Adour pelo exército aliado, e estando presente nas batalhas do Nive e do Nivelle. Dirigiu mais tarde o cerco de Bayonne, sob as ordens do general sir John Hope. Com o fim da guerra recebeu o título de barão.

Foi promovido a coronel em 1824, major-general em 1837 e coronel comandante do Corpo dos Engenheiros em 1834.


Fonte:
The Dictionary of National Biography,
founded in 1882 by George Smith, 
Oxford, Oxford University Press, 1998

Biografia retirada daqui
0