sábado, 9 de dezembro de 2017

Biografia - Elphinstone, Sir Howard

n: 4 de Março de 1773    m: 28 de Abril de 1846

Sexto filho de  John Elphinstone, vice-almirante  e tenente-general ao serviço da Rússia, entrou para o exército britânico em 1793 como segundo-tenente do Corpo de Engenheiros, tendo participado na conquista da colónia holandesa do cabo da Boa Esperança. Promovido a primeiro tenente em 1796, foi enviado para a Índia, tendo chegado ao posto de capitão tenente em 1800. Fez a campanha do Egipto de 1801, acompanhando as tropas idas da Índia, como comandante da engenharia.
Em 1806, participou na missão de Lord Rosslyn a Portugal, sendo já capitão, e no fim desse mesmo ano participou na expedição do general Whitelocke à América do Sul, novamente como comandante da engenharia.  Em 1808, acompanhou Wellington à Península na mesma capacidade, tendo sido gravemente ferido no combate da Roliça.

Com a promoção a Major em 1812, a sua convalescença em Inglaterra acabou, tendo sido enviado novamente para a Península. Não acompanhou o exército na campanha de 1813 em Espanha, devido à presença de Richard Fletcher, no quartel-general de Wellington, enquanto comandante da Engenharia. Com a morte deste último no cerco de San Sebastien, Elphinstone, tenente-coronel desde Julho de 1813, foi chamado ao exército, tendo dirigido a passagem do rio Adour pelo exército aliado, e estando presente nas batalhas do Nive e do Nivelle. Dirigiu mais tarde o cerco de Bayonne, sob as ordens do general sir John Hope. Com o fim da guerra recebeu o título de barão.

Foi promovido a coronel em 1824, major-general em 1837 e coronel comandante do Corpo dos Engenheiros em 1834.


Fonte:
The Dictionary of National Biography,
founded in 1882 by George Smith, 
Oxford, Oxford University Press, 1998

Biografia retirada daqui
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...