quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Biografia - Rowland Hill

1º Visconde Hill de Hawkestone e Harwicke, Barão Hill de Almaraz e de Hawkestone e Barão Hill de Harwicke

n: 11 de Agosto de 1772 em Hawkstone (Inglaterra)
m: 10 de Dezembro de 1842 em Hardwicke Grange (Inglaterra)

Alistou-se no exército em 1790, tendo estudado durante dois anos na Academia Militar de Estrasburgo. Participou na ocupação de Toulon em 1793, sendo promovido a Major, e na campanha do Egipto em 1801 como tenente coronel do 90º regimento, onde foi ferido. Promovido a Brigadeiro em 1803 e a Major General em 1805, participou na ocupação do Hanover durante a campanha no norte da Alemanha desse ano. Comandante de uma Brigada estacionada na Irlanda, dirigido-a na campanha de Portugal de 1808, participando na batalha do Vimeiro. Fez a campanha da Corunha, sob as ordens de Moore, tendo regressado a Portugal com Wellington. Participou nas campanhas de 1809, tendo estado presente na passagem do Douro e libertação do Porto, assim como na Batalha de Talavera. A partir de 1810 comandou um corpo formado pela 2ª Divisão e pela Divisão portuguesa, cobrindo o flanco direito do exército, no Alto Alentejo, mostrando ser o mais capaz dos generais de Wellington.
Tendo regressado a Inglaterra devido a um ataque de malária, entregou o comando do seu corpo a Beresford, que quase o destruiu na batalha de Albuera. Retomou o comando em Maio de 1811, dirigindo as forças aliadas na Extremadura espanhola. Em 28 de Outubro de 1811 destruíu a divisão Gerard do corpo de Soult em Arroyo dos Molinos, enquanto o exército principal sitiava a praça de Cidade Rodrigo.

Em 1812 foi promovido a Tenente General, sendo-lhe dada a Ordem do Banho, entrando também no Parlamento britânico. Nas campanhas desse ano continuou a comandar a principal força de cobertura do exército aliado, contra qualquer tentativa de ataque pelo sul das forças do marechal Soult.

Fonte:
David Chandler,
Dictionary of the Napoleonic Wars, 
Londres, Arms & Armour Press, 1979. 

Biografia retirada daqui

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...